The Essentials of Research Data Management

  • Finished
  • Free
  • Open to everyone
  • Self paced

Sobre o curso

O desenvolvimento e disponibilização de um MOOC sobre gestão de dados de investigação integra-se na execução da estratégia nacional de informação e formação para a Ciência Aberta, que procura responder a várias necessidades de capacitação existentes, particularmente no que respeita à gestão de dados de investigação.

O curso "O Essencial da GDI" foca-se nos principais componentes para uma compreensão ampla e funcional dos processos associados à gestão de dados ao longo do ciclo de vida da investigação: i) o que são dados de investigação; ii) planos de gestão de dados; iii) documentar e organizar dados; iv) licenciamento, proteção e propriedade dos dados; v) Partilhar e depositar dados em repositórios; vi) requisitos dos financiadores para a partilha de dados e políticas dos editores para a disponibilização de dados.

Destinatários

O curso dirige-se em primeiro lugar aos investigadores e alunos de doutoramento, procurando facultar os conhecimentos e competências básicas que permitam começar desde logo a gerir os dados que são produzidos no âmbito da sua investigação. Mas o curso será também útil a outros profissionais que exercem atividades de suporte à gestão de dados de investigação.

Formadores

Course Staff Image #1

Pedro Príncipe

Especialista de Informação. Atualmente, Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e Coordenador do Gabinete de Projetos Open Science.

Course Staff Image #1

Eloy Rodrigues

Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho desde 2002.

Course Staff Image #1

André Vieira

Colaborador do Gabinete de Projetos Open Science dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho nos projetos OpenAIRE e FAIRsFAIR.

Course Staff Image #1

Antónia Correia

Colaboradora do Gabinete de Projetos Open Science dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho nos projetos FOSTER Plus e FIT4RRI, participa na Comunidade de Prática para coordenadores de Formação do OpenAIRE e no nó português da Research Data Alliance.

Course Staff Image #1

José Carvalho

Colaborador do Gabinete de Projetos Open Science dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, como gestor de projeto do RCAAP, e participa em projetos financiados pelo PF7 - Necobelac e FOSTER - e H2020 - OpenAire2020 e FOSTERPlus. Integra ainda os grupos de interesse internacionais como COAR usage data group e DSpace User Group.

Course Staff Image #1

Paula Moura

Colaboradora do Gabinete de Projetos Open Science dos Serviço de Documentação da Universidade do Minho.